Do ponto de vista da geração de energia, o termo biomassa abrange os derivados recentes de organismos vivos utilizados como combustíveis ou para a sua produção. Do ponto de vista da ecologia, biomassa é a quantidade total de matéria viva existente num Ecossistema ou numa população animal ou vegetal. Os dois conceitos estão, portanto, interligados, embora sejam diferentes.
Na definição de biomassa para a geração de energia excluem-se os tradicionais combustíveis fósseis, embora estes também sejam derivados da vida vegetal (carvão mineral) ou animal (Petróleo e Gás Natural), mas são resultado de várias transformações que requerem milhões de anos para acontecerem. A biomassa pode considerar-se um Recurso Natural Renovável, enquanto que os combustíveis fósseis não se renovam a curto prazo.
Na Beira Alta, na zona de Nelas existe uma central de biomassa que produz electricidade a partir de resíduos da floresta. A enegia eléctrica obtida deste modo é "verde". Existem mais centrais em construção.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.