X – Olá senhoras e senhores ouvintes … pessoal da minha escola. Hoje vamos falar-vos de Lisboa.
Y – Preparamos para vocês o melhor e o pior que esta cidade nos pode oferecer!
X – Eu sou Luís Cordeiro e trago-vos as melhores dicas.
Y – Eu sou o Nuno e trago aquilo que devem evitar na cidade de Lisboa!
Passa a música sobre Lisboa.
X – A não perder, mesmo no seu melhor, é visitar a Torre de Belém. Sabiam que é o monumento mais fotografado da cidade de Lisboa? Está situado na boca do Rio Tejo, ponto de partida de mil e uma aventuras épicas… O Vasco da Gama a partir para a Índia, as caravelas para o Brasil … dali partiram muitos portugueses em busca de novos sonhos … sempre em busca de uma vida melhor!
Y – Devem evitar assistir apenas a concertos de Fado profissional. Não ir às casas e restaurantes de fado, é um erro que dá arrependimento para a vida. É aqui que é possível encontrar o fado mais típico e enraizado, onde os músicos transmitem realmente o verdadeiro sentimento de saudade, que é a essência do Fado.
X – Se andar bem das pernas, suba ao Castelo de São Jorge. Passear nesta encantadora cidadela e apreciar as melhores vistas da capital, fica para toda a vida. Não é barato lá entrar mas vale a pena ver Lisboa lá do alto. Ao descer, apreciem o bairro de Alfama e surpreendam-se com as ruas e ruelas cheias de história e saudade.
Y - O Bairro Alto tem alguns restaurantes deliciosos, com pratos caseiros, e menus a bom preço, especialmente os restaurantes de marisco. Não frequentem apenas os restaurantes da baixa. São mais caros e parecem iguais a tantos outros.
X - Lisboa é o berço do fado, interpretado pela distinta guitarra Portuguesa e por vozes intensas. É por vezes comparado ao blues pelo seu sentimento de nostalgia. Para ouvir o fado mais típico, e de raiz, é obrigatório fazer uma visita aos vários restaurantes e casas de fado dos bairros de Alfama, Bairro Alto, ou Mouraria.
Y – Lisboa é a cidade das sete colinas! É melhor não se esforçar demasiado, se não puder. Apanhe o eléctrico para subir e descer as ruas mais inclinadas da cidade, uma vez que estas podem tornar-se extenuantes, principalmente no Verão. É frequente ver os turistas a transpirar por todos os poros … por isso previna-se.
X – Em Lisboa há museus de cortar a respiração! É obrigatório visitar o Museu Calouste Gulbenkian que expõe uma colecção privada de Arte Turca e artefactos Egípcios, resultado da paixão de toda a vida deste coleccionador. É possível adquirir um bilhete combinado para visitar também o Centro de Arte Moderna de Lisboa. Não fique sentado no sofá … Lisboa espera por si!
Y – O “Lisboa Card” inclui todo o transporte público em Lisboa (autocarro, eléctrico, e metro), e reduções na entrada dos museus, galerias de arte, e outras atracções. O preço é de €15 por adulto e €8 por criança por 1 dia, e baixa se for para 2 ou 3 dias. Por isso não invente, planifique as visitas e viagens e poupe dinheiro!
X – É obrigatório visitar as feiras de rua e os mercados de bairro. A mais famosa é a Feira da Ladra, acontece às terças e sábados do nascer ao pôr do sol, no Campo de Santa Clara, no bairro de Alfama. É o melhor sítio para encontrar antiguidades e artigos em segunda mão, a preços baixos.
Y – Na saídas nocturnas tente ser discreto. Algumas discotecas do Bairro Alto foram alvo de violência nos últimos anos, e deve evitar andar por algumas zonas da cidade, à noite. Mantenha-se atento à sua volta, e tudo ficará bem. E claro … se vai conduzir … não beba!
X – Espero que esta informação tenha sido do vosso agrado e até uma próxima oportunidade!
Y – Agradeço a vossa atenção, e, a todos os turistas, boa estadia em Lisboa! Beijos e abraços do 6º E.